Perguntas Frequentes

O que é o Instituto Heleninha

A Associação Helena Piccardi de Andrade Silva, Instituto Heleninha, é uma entidade sem fins lucrativos, de interesse público, criada em 1999 para oferecer o transporte gratuito, confortável e regular, entre as residências e hospitais especializados, para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em tratamento de câncer. 

O que ela oferece?

O principal serviço oferecido pelo Instituto Heleninha é buscar na casa as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e seu acompanhante (geralmente a mãe) e levá-los até o local de tratamento. E depois fazer o transporte de volta para casa, após a liberação médica. O transporte é feito em veículos próprios, confortáveis, e motoristas treinados. Além disso, proporciona também atividades complementares de apoio sociofamiliar através dos programas Educação em Movimento, Núcleo de Apoio a Pais Enlutados, Atividades de Lazer e Cultura, Palestras Informativas e corporativas com abordagens sobre Câncer e Voluntariado, áreas de sua competência.  

Que público atende?

Todos os atendidos vivem em situação socioeconômica vulnerável, moram em regiões distantes dos centros de tratamento oncológico, estão muito fragilizados física e emocionalmente, sendo muitos cadeirantes, sem condições de usar transporte público coletivo para o deslocamento. 

Quantas pessoas atende?

Atualmente são 123 crianças e adolescentes cadastrados que realizam… Especializados, o que representa mais de 500 pessoas.

Quem é Helena?

Helena é a filha dos cofundadores do Instituto Heleninha, Tatiana e Luiz Maurício, e é quem empresta seu nome à Associação. Foi durante o tratamento da Helena, vítima de um câncer agressivo, aos 5 anos de idade, que os pais perceberam os obstáculos enfrentados por famílias em situação de vulnerabilidade de dar continuidade ao tratamento de seus filhos em decorrência da dificuldade de locomoção e acesso até os centros especializados em oncologia pediátrica.

Como surgiu o Instituto Heleninha?

Após a morte da Helena, seus pais buscaram uma forma de transformar a dor em ato de apoio a outras famílias que passavam pela mesma situação, mas não tinham acesso aos cuidados que a filha teve. E se empenharam em buscar formas solidárias de oferecer transporte confortável e gratuito para crianças que moram em locais muito distantes dos hospitais especializados. 

Como ingressar no serviço do Instituto Heleninha?

Os pacientes atendidos pelo Instituto Heleninha são indicados pelo serviço de Assistência Social dos hospitais especializados em oncologia pediátrica, através de critérios como dificuldades financeiras, problemas de mobilidade e meios de transporte disponíveis.

Existe fila de espera?

Sim, a fila de espera pelo serviço de transporte nos hospitais públicos especializados no tratamento do câncer infantojuvenil na cidade de São Paulo é de mais de 500 pacientes. 

O Instituto Heleninha oferece somente transporte?

Não. As atividades do Instituto Heleninha incluem apoio sociofamiliar com programas como Educação em Movimento, Grupo de Estudos e Núcleo de Apoio aos pais enlutados, além de doações de produtos às famílias, conforme necessidade.

Por que transporte e apoio sociofamiliar?

O tratamento do câncer infantil envolve muitas dificuldades físicas, emocionais e estruturais, enfrentadas por toda a família e não apenas pelo paciente. Diariamente crianças e adolescentes com câncer deslocam-se de suas residências até os hospitais especializados para realizar tratamento regular na busca pela cura. Por isso que o Instituto Heleninha oferece o transporte, contribuindo para que tenham acesso regular com conforto, segurança e tranquilidade, ampliando o ânimo e a disposição do paciente e seu cuidador na ida e no retorno ao hospital. Para tornar os trajetos ainda mais agradáveis e contribuir para a qualidade de vida, oferece também apoio e atividades de entretenimento durante os trajetos, bem como passeios de lazer e cultura a criança e seu cuidador. 

Como ajudar?

Existem várias formas de colaborar com o Instituto Heleninha.

  • doação em dinheiro
  • doação de objetos em bom estado para o Bazar Beneficente permanente, que é uma das principais fontes de arrecadação do Instituto Heleninha (roupas, sapatos, acessórios, peças de decoração, produtos eletrônicos)
  • instalação de caixas de doação em prédios comerciais e residenciais, clubes, escolas etc 
  • trabalho voluntário, presencial ou à distância, em áreas como gestão, atendimento, mobilização e administrativa
  • participação de eventos como o almoço anual
  • participação em eventos especiais para os atendidos, como passeios, e campanhas em ocasiões festivas como aniversário, Páscoa, Dia das Crianças, Natal
  • divulgação do trabalho do Instituto Heleninha em ambientes corporativos
  • doações corporativas (financeiras, de produtos, serviços, financiamento de projetos, apadrinhamento)