Pesquisa e desenvolvimento

A segunda área de atuação do Instituto Heleninha, além da assistência social ao paciente com câncer e suas famílias, é a compreensão dos serviços prestados aos que mais precisam, para contínuo processo de melhoria e qualificação do trabalho desempenhado. Agregado ao serviço principal, desenvolve pesquisa, estudos empíricos, produz materiais e produtos que promovam informação, conhecimento e qualificação a sociedade em geral, a equipe de atendimento e a toda rede de solidariedade buscando o melhor em prol da assistência a crianças e adolescentes em tratamento de câncer.

Para tanto, conta com o Grupo de Estudos Saudar que tem por objetivo a análise de diversos aspectos que agreguem dados e informações que venham a somar os serviços prestados pela Associação, gerando produções que transformem a sociedade em que vivemos.

Com base em dados coletados desde sua fundação e da experiência vivenciada com as famílias atendidas, o Instituto Heleninha identificou um estado crítico recorrente: o diagnóstico tardio do câncer em crianças e adolescentes, o que reflete na gravidade do tratamento e, consequentemente, nas sequelas da doença.

Com o objetivo de mudar esta realidade, um dos grandes alvos da instituição é ampliar o conhecimento e disseminação do diagnóstico precoce. Para tanto, conta o apoio de voluntários e colaboradores multidisciplinares no desenvolvimento de palestras, publicações e produções para a sociedade, ampliando a divulgação sobre o assunto .