Estrutura Organizacional

Cofundadores

A instituição nasceu da dor pessoal e familiar dos pais da pequena Helena, menina que dá nome à Associação. Professores renomados nas áreas da Educação e Administração, viram na necessidade social a oportunidade de transformar a dor da perda em solidariedade em beneficio à sociedade. Durante 15 anos, além da criação, presidiram a instituição nas atividades de gestão e atendimento às famílias. Hoje são conselheiros e porta-vozes do Instituto Heleninha, mantendo a identidade e os princípios institucionais da causa que tanto agrega as famílias que mais precisam.

Tatiana Piccardi
COFUNDADORA | CONSELHEIRA | PARTICIPANTE DO GRUPO DE ESTUDOS SAUDAR E DO RODA DE CONVERSA

Voluntária do Instituto Heleninha desde sua fundação. Mãe da pequena Helena é Doutora em Letras pela USP, é professora do IFSP – Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Além de ser a porta-voz da instituição, participa do Grupo de Estudos Saudar, atividades de pesquisa da instituição.

Luiz Maurício de Andrade da Silva
Cofundador | Presidente do Comitê Consultivo

Voluntário, pai da Helena e idealizador do projeto da instituição em transporte e assistência social a crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Doutor em Administração pela USP. É professor aposentado pela Academia da Força Aérea (AFA, Pirassununga / SP). Presidiu a instituição durante o período de 1999 a 2007. Atualmente, preside o Conselho Consultivo, dando suporte e orientação à gestão.

Diretoria

A Diretoria do Instituto Heleninha é composta pelos cargos de Presidência, Vice-presidência, Tesouraria e Secretaria. Todos os cargos são integralmente formados por voluntários, profissionais especializados no mercado, com grande expertise e experiência, que doam seu tempo e conhecimento a fim de profissionalizar as atividades da Associação e possibilitar que os resultados sejam ainda mais eficazes. Desde 2016, a diretoria é totalmente independente do vínculo familiar dos cofundadores, a fim de profissionalizar as ações de assistência social, interconectadas com os mais modernos e confiáveis processos do mercado. Os mandatos possuem vigência de 3 anos, podendo ser prorrogados. O processo de constituição da diretoria ocorre no final de cada mandato, com eleição dos associados.

Fernanda Murad
Presidente Voluntária

Sólida carreira no setor do Entretenimento, há 22 anos trabalhando com grandes projetos no Brasil e América do Sul. Atual diretora comercial da B2L. Formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Comunicação, Mercados e Tecnologia da Informação, com master em Marketing na França e especialização em Terceiro Setor. Voluntária em causas sociais desde os 17 anos.
.

Carlos Augusto Curiati Bueno
Vice-presidente voluntário

Voluntário do Instituto Heleninha desde 2010, sendo parte da equipe de gestão e direção da instituição. Engenheiro Civil, é diretor da Tallento Engenharia, empresa que  patrocina o atendimento das crianças e adolescentes em tratamento de câncer, bem como apoia a instituição nos serviços de construção e manutenção dos seus espaços físicos.

Adriano oliveira
Tesoureiro Voluntário

Contador, CFO da Grant Thornton, possui mais de 18 anos de experiência nas áreas de Finanças e Controladoria. Voluntário no Instituto Heleninha.

José Hernani Arrym Filho
Secretário

Voluntário do Instituto Heleninha desde 2001, responde pela Diretoria da Associação em conjunto com a presidência, vice-presidência e diretoria, sendo assim representante em sua segunda gestão. Pós-graduado em Engenharia de Produção pela POLI-USP, pós-graduado e bacharel em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, atualmente é Sócio-diretor da Pieracciani – Desenvolvimento de Empresas; Diretor do CLAEQ – Centro Latino Americano para Inovação, Excelência e Qualidade, empresas que patrocinam a Instituto Heleninha no atendimento as crianças com câncer. Além de ser Vice-presidente da Associação dos Ex-alunos da FGV.

Conselho Fiscal

Assim como a diretoria e cofundadores, o Conselho Fiscal do Instituto Heleninha é composto integralmente por voluntários de áreas multidisciplinares, profissionais do mercado com grande experiência em gestão de empresas e que dispõe de tempo e conhecimento em benefício aos resultados estratégicos e transparentes da organização.

Henrique Premoli
Presidente do Conselho

Voluntário do Instituto Heleninha desde 2018. Contador e economista, sócio-fundador da Ecovis Pemom Auditoria e Consultoria, possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de auditoria, impostos, trabalhista, previdenciária e governança corporativa.

Luiz Novaes Cabral
Conselheiro

Bacharel em Ciências Contábeis e em Economia, com cursos de aperfeiçoamento em áreas afins na USP e Fundação Dom Cabral, formou sua carreira profissional em empresa internacional de auditoria atuando por 12 anos sendo responsável por clientes de grande porte nas atividades de indústria e serviços. Posteriormente atuou como executivo da área de controladoria na indústria de suco de laranja e em private equity. Sócio da Take Control desde 2002. Membro do CRC, IBRACON e ANEFAC.

Atuação em trabalhos de due diligence e relacionados, administração de riscos e avaliação e/ou auxílio na implementação de controles relacionados com as áreas tributária e contábil (Compliance). Instrutor em treinamentos in company relacionados com incentivos fiscais de pesquisa e desenvolvimento. Elaboração e implementação de estratégia para execução de trabalhos em apoio à auditoria, fiscalização e solicitações específicas de acionistas e de instituições financeiras.

Comitê Consultivo

Formado por voluntários de diversas áreas do conhecimento e com experiência de mercado, o Comitê Consultivo é presidido pelo cofundador do Instituto Heleninha e com a participação ativa da cofundadora com o objetivo de contribuir com o planejamento estratégico da organização.

Luiz Maurício de Andrade da Silva
Cofundador | Presidente do Comitê Consultivo

Voluntário, pai da Helena e idealizador do projeto da instituição em transporte e assistência social às crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Doutor em Administração pela USP. É professor aposentado pela Academia da Força Aérea (AFA, Pirassununga / SP). Presidiu a instituição durante o período de 1999 a 2007. Atualmente, preside o Conselho Consultivo, dando suporte e orientação a gestão.

Marcelo Cioffi
Conselheiro

Membro do Comitê Executivo e Sócio Líder de Mercado e Clientes na PwC Brasil. Marcelo tem experiência sólida em auditoria e consultoria de grandes e médias empresas multinacionais. Há 10 anos é voluntário do Instituto Heleninha.

Pedro Medeiros
Conselheiro | Participante Grupo de Captação de Recursos

Voluntário do Instituto Heleninha desde 2004, atuando ativamente no Grupo de Captação de Recursos e como voluntário de transporte nos eventos com os atendidos. Engenheiro Químico pela Escola Politécnica da USP, com MBA na FGV e FAAP.  Atuou como Executivo de multinacionais químicas (Hoechst, Dow) por mais de duas décadas sendo alçado à posição de General Manager da região América Latina da maior empresa química Francesa, a Arkema, nos últimos anos. Atualmente atua como Consultor Empresarial na área comercial de segmentos diversos tais como químico, construção e plásticos.

Luciana Monteiro Portugal Gomes
Conselheira

Voluntária do Instituto Heleninha desde 2005, atuou em diversas áreas da organização, entre elas: Captação de Recursos, Eventos, Conselho Fiscal e Comitê Consultivo. Desde 2014 representou a instituição como Vice-Presidente, seguido da Presidência, gestão 2016 – 2018. Advogada por formação e Especialização em Direito Tributário pela PUC, conta com experiência no direito atuando em diversas empresas. Com amplo conhecimento no Terceiro Setor, atualmente é CEO da Make-a-Wish Brasil e Membro Efetivo da Comissão de Direitos Humanos na OAB/SP.

 

Marcelo amorim
conselheiro

Atualmente, sócio da Invisto – gestora de capital de risco focada em empresas de sementes e estágios, investidor anjo e membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Desde 1995, fundou quatro empresas de tecnologia, que foram adquiridas por corporações dos EUA e fundos de capital de risco. De 1991 a 1994, atuou como gerente regional da Microsoft, onde foi responsável pelas operações da Microsoft na Região Nordeste do Brasil. Sua experiência profissional inclui também cargos em marketing, vendas e tecnologia em empresas como Teletech USA, Itaú, Unisys e Fortec.
Administrador pela Universidade Católica de São Paulo com mestrado na Universidade Estadual de Santa Catarina. Possui especialização post-laurea em Tecnologia da Informação na Itália e certificação do ICD – Institute of Corporate Directors no Canadá.
Atualmente, atua como conselheiro independente da Dígitro Tecnologia S / A, Smarket Solutions e Anjos do Brasil e é co-autor do livro “Empreendedorismo inovador”.

João Abreu
conselheiro

João Alberto Abreu é presidente da Rumo, maior operadora ferroviária do Brasil, desde abril de 2019, além de fazer parte do Conselho da Fundação Raízen e membro do Comitê de Governança do Programa Juntos, da ComunitasBR, nos Estados do Goiás e Rio Grande do Sul. Está no grupo Cosan desde 2011, onde ocupou na Raízen os cargos de diretor executivo comercial e vice-presidente executivo do negócio de Etanol, Açúcar e Bioenergia. Trabalhou por 18 anos na Shell, em diversas posições no varejo no Brasil, na Inglaterra e Argentina. Formado em Engenharia Mecânica e de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e MBA em Administração de Empresas pela Fundação Dom Cabral (São Paulo-SP). Concluiu ainda os programas de Executivo Sênior no IMD Business School e Wharton School da Universidade da Pensilvânia.

Newton Hirata
Conselheiro

​Voluntário do Instituto Heleninha desde 2012 como membro do Comitê Consultivo. Bacharel em Adminstração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Professor da Academia da Força Aérea (AFA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea (UNIFA-RJ). Pesquisador do PGT – Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP; do NUPRI – Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP e Analista do NEEDS – Núcleo de Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança da UFSCar.

Carlos Rodrigues da Silva
conselheiro

Engenheiro industrial – com ênfase no desenvolvimento de produtos, inovação e eficiência energética para mercados industriais, comerciais e automotivo.

Coordenação e Voluntariado

O Instituto Heleninha conta com cerca de 90 voluntários ativos, na atuação presencial e à distância, nas mais variadas frentes de atuação voluntária. Dos cofundadores, passando pela diretoria até a atividade-fim, a organização conta com a dedicação de tempo e conhecimento de profissionais do mercado que agregam experiência e sensibilidade à causa. Esta rede solidária conta com voluntários coordenadores que colaboram com o andamento dos serviços prestados.

Neide Fontes de Oliveira
Coordenadora do Voluntariado e Bazar Beneficente

Voluntária do Instituto Heleninha desde sua fundação, mas atuante à frente do Bazar desde 2008.

Experiência em voluntariado da APAE e Federação das Bandeirantes do Brasil.

Kelly Alves do Carmo
Gerente do instituto

Profissional com 20 anos na área social, sendo 14 anos de experiência no terceiro setor e projetos sociais e 6 na área de responsabilidade social e sustentabilidade em um Grupo grande de empresas de mobilidade, no segmento do transporte de pessoas.
Cientista Social pelo CUFSA, mestra em Gestão da Sustentabilidade pela EAESP/FGV, também tem MBA em RH e é especialista em Responsabilidade Social.

Gislaine Cristina Pirozzi Dias
Voluntário

Voluntária do Instituto Heleninha desde 2009, atuando no Bazar Beneficente.

Roberta Cabral
Coordenadora do Bazar Beneficente

Roberta é Psicóloga, com sólida experiência em RH, atuando em todos os subsistemas, com foco em especial em Recrutamento e Seleção. Responsável por criação de banco de dados e estratégia de atração de talentos, bem como em desenvolvimento de programa de estágio.

Atualmente coordena o bazar do Instituto Heleninha. 

.

Martha Giorgi
Voluntária

Formada em Direito pela UNITAU (Universidade de Taubaté).

Atuando como voluntária desde 2012 dedica-se ao Bazar, eventos, captação e qualquer outra área onde houver necessidade.

Voluntariado - Atendimento

O Instituto Heleninha conta com cerca de 90 voluntários ativos, na atuação presencial e à distância, nas mais variadas frentes de atuação voluntária. Dos cofundadores, passando pela diretoria até a atividade-fim, a organização conta com a dedicação de tempo e conhecimento de profissionais do mercado que agregam experiência e sensibilidade à causa. Esta rede solidária conta com voluntários coordenadores que colaboram com o andamento dos serviços prestados.

JORGE FRANCISCO KUHN DOS SANTOS
Coordenador do Grupo Saudar e Participante do Roda de Conversa

CRM-SP 32955
RQE em Ginecologia: 4603
RQE em Obstetrícia: 4604
Professor Assistente da Disciplina de Obstetrícia Fisiológica e Experimental do Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP) desde 1988.
Voluntário no Instituto Heleninha desde 2019.
Consultório: Casa Moara – São Paulo – SP – www.casamoara.com.br

Myriam Lucia Mazzarella Martins
Coordenadora do Roda de Conversa | Participante do Grupo Saudar

Mestre em Psicologia Clinica pela PUC/Campinas. Conta com vasta experiência na área clínica, atuando na Secretária Municipal da Saúde, no atendimento aos pacientes do SUS e clínica particular. Professora universitária e de especialização nos cursos de Psicologia e Filosofia nas Universidades Mogi das Cruzes, Faculdades de Santo Amaro e Faculdade de Lorena. Iniciou o trabalho voluntário no Grupo de Estudos Saudar e hoje responde também pela coordenação do programa “Roda de Conversa”, que tem por objetivo apoiar o processo de tratamento oncológico dos pais em atendimento pela Associação.

Vera Lúcia C. Batista
Coordenadora do Núcleo Marcela Costa Baptista de Apoio a Pais Enlutados

A primeira voluntária, iniciou suas atividades no transporte de crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Desde 2003, coordena o Núcleo de Apoio a Pais Enlutados, que leva o nome de sua filha.

É também voluntária do GRAACC nas áreas de Pronto Atendimento e Bazar Beneficente.

Renata Datri
Coordenadora do Núcleo Marcela Costa Baptista de Apoio a Pais Enlutados

Iniciou no Núcleo de Apoio a Pais Enlutados em agosto de 2005 como voluntária, sendo alçada posteriormente como coordenadora. Formada em Psicologia pela Faculdade Paulistana e Especialização em Laboratório de Luto pela PUC/SP, bem como Pós-graduação em Psicanálise Psicossomática no Instituto Sedes Sapiens Psicóloga clinica (CRP-06/49955-2) desde sua formação. Foi voluntária no Hospital do GRAACC por 8 anos.

Rosinha Scalabrini
Coordenadora do Núcleo Marcela Costa Baptista de Apoio a Pais Enlutados

Iniciou as atividades voluntárias no Instituto Heleninha em 2010 no Bazar Beneficente, apoiando também o Grupo de Estudos Saudar e hoje coordena o Núcleo de Apoio a Pais Enlutados. Formada em Letras e Pedagogia, é Pós-graduada em Supervisão e Currículo pela PUC/SP. Por 37 anos lecionou na Prefeitura da Cidade de São Paulo e na Faculdade Nove de Julho, em pedagogia.

Colaboradores - Administrativo

A constituição do Instituto Heleninha é predominantemente formada por voluntários. Conta também com 20 profissionais contratados que realizam as atividades administrativas e de atendimento direto às famílias. Desses, cerca de 60% são responsáveis pelo serviços de atendimento e atividade-fim.  A instituição tem um cuidado na seleção de profissionais preparados e engajados com a causa da criança com câncer, buscando o alinhamento a atuação institucional.