Estrutura Organizacional

Cofundadores

A instituição nasceu da dor pessoal e familiar dos pais da pequena Helena, menina que dá nome à Associação. Professores renomados nas áreas da Educação e Administração, viram na necessidade social a oportunidade de transformar a dor da perda em solidariedade em beneficio à sociedade. Durante 15 anos, além da criação, presidiram a instituição nas atividades de gestão e atendimento às famílias. Hoje são conselheiros e porta-vozes do Instituto Heleninha, mantendo a identidade e os princípios institucionais da causa que tanto agrega as famílias que mais precisam.

Tatiana Piccardi
COFUNDADORA | CONSELHEIRA | PARTICIPANTE DO GRUPO DE ESTUDOS SAUDAR E DO RODA DE CONVERSA

Voluntária do Instituto Heleninha desde sua fundação. Mãe da pequena Helena é Doutora em Letras pela USP, é professora do IFSP – Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Além de ser a porta-voz da instituição, participa do Grupo de Estudos Saudar, atividades de pesquisa da instituição.

Luiz Maurício de Andrade da Silva
Cofundador | Presidente do Comitê Consultivo

Voluntário, pai da Helena e idealizador do projeto da instituição em transporte e assistência social a crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Doutor em Administração pela USP. É professor aposentado pela Academia da Força Aérea (AFA, Pirassununga / SP). Presidiu a instituição durante o período de 1999 a 2007. Atualmente, preside o Conselho Consultivo, dando suporte e orientação à gestão.

Diretoria

A Diretoria do Instituto Heleninha é composta pelos cargos de Presidência, Vice-presidência, Tesouraria e Secretaria. Todos os cargos são integralmente formados por voluntários, profissionais especializados no mercado, com grande expertise e experiência, que doam seu tempo e conhecimento a fim de profissionalizar as atividades da Associação e possibilitar que os resultados sejam ainda mais eficazes. Desde 2016, a diretoria é totalmente independente do vínculo familiar dos cofundadores, a fim de profissionalizar as ações de assistência social, interconectadas com os mais modernos e confiáveis processos do mercado. Os mandatos possuem vigência de 3 anos, podendo ser prorrogados. O processo de constituição da diretoria ocorre no final de cada mandato, com eleição dos associados.

Fernanda Murad
Presidente Voluntária

Sólida carreira no setor do Entretenimento, há 22 anos trabalhando com grandes projetos no Brasil e América do Sul. Atual diretora comercial da B2L. Formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Comunicação, Mercados e Tecnologia da Informação, com master em Marketing na França e especialização em Terceiro Setor. Voluntária em causas sociais desde os 17 anos.
.

Carlos Augusto Curiati Bueno
Vice-presidente voluntário

Voluntário do Instituto Heleninha desde 2010, sendo parte da equipe de gestão e direção da instituição. Engenheiro Civil, é diretor da Tallento Engenharia, empresa que  patrocina o atendimento das crianças e adolescentes em tratamento de câncer, bem como apoia a instituição nos serviços de construção e manutenção dos seus espaços físicos.

Aurélio Reis Duarte de Araújo
Tesoureiro Voluntário

Engenheiro Mecânico pela Mauá , atuou nos últimos 22 anos como sócio proprietário da Inova Sinalização , através da qual conheceu o Heleninha , passando a executar a adesivagem dos veículos utilizados no transporte dos atendidos .
Iniciou trabalho voluntário em 2019 participando do Grupo Parcerias , tendo realizado o transporte de atendidos durante um período.
Também integra o Comitê Consultivo do Heleninha.

José Hernani Arrym Filho
Secretário

Voluntário do Instituto Heleninha desde 2001, responde pela Diretoria da Associação em conjunto com a presidência, vice-presidência e diretoria, sendo assim representante em sua segunda gestão. Pós-graduado em Engenharia de Produção pela POLI-USP, pós-graduado e bacharel em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, atualmente é Sócio-diretor da Pieracciani – Desenvolvimento de Empresas; Diretor do CLAEQ – Centro Latino Americano para Inovação, Excelência e Qualidade, empresas que patrocinam a Instituto Heleninha no atendimento as crianças com câncer. Além de ser Vice-presidente da Associação dos Ex-alunos da FGV.

Conselho Fiscal

Assim como a diretoria e cofundadores, o Conselho Fiscal do Instituto Heleninha é composto integralmente por voluntários de áreas multidisciplinares, profissionais do mercado com grande experiência em gestão de empresas e que dispõe de tempo e conhecimento em benefício aos resultados estratégicos e transparentes da organização.

Henrique Premoli
Presidente do Conselho

Voluntário do Instituto Heleninha desde 2018. Contador e economista, sócio-fundador da Ecovis Pemom Auditoria e Consultoria, possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de auditoria, impostos, trabalhista, previdenciária e governança corporativa.

Luiz Novaes Cabral
Conselheiro

Bacharel em Ciências Contábeis e em Economia, com cursos de aperfeiçoamento em áreas afins na USP e Fundação Dom Cabral, formou sua carreira profissional em empresa internacional de auditoria atuando por 12 anos sendo responsável por clientes de grande porte nas atividades de indústria e serviços. Posteriormente atuou como executivo da área de controladoria na indústria de suco de laranja e em private equity. Sócio da Take Control desde 2002. Membro do CRC, IBRACON e ANEFAC.

Atuação em trabalhos de due diligence e relacionados, administração de riscos e avaliação e/ou auxílio na implementação de controles relacionados com as áreas tributária e contábil (Compliance). Instrutor em treinamentos in company relacionados com incentivos fiscais de pesquisa e desenvolvimento. Elaboração e implementação de estratégia para execução de trabalhos em apoio à auditoria, fiscalização e solicitações específicas de acionistas e de instituições financeiras.

José Antônio Prudente
Conselheiro

Graduado em Administração de Empresas e MBA em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Voluntário no Instituto Heleninha, atua na área de recursos Humanos há 30 anos em cargos gerenciais e há 18 anos como consultor desenvolvendo negóciose coordenando trabalhos na área de RH. Palestrante em diversos congressos, seminários, encontros empresariais e professor de cursos para RH. Professor convidado da Fundação Vanzolini

Comitê Consultivo

Formado por voluntários de diversas áreas do conhecimento e com experiência de mercado, o Comitê Consultivo é presidido pelo cofundador do Instituto Heleninha e com a participação ativa da cofundadora com o objetivo de contribuir com o planejamento estratégico da organização.

Luiz Maurício de Andrade da Silva
Cofundador | Presidente do Comitê Consultivo

Voluntário, pai da Helena e idealizador do projeto da instituição em transporte e assistência social às crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Doutor em Administração pela USP. É professor aposentado pela Academia da Força Aérea (AFA, Pirassununga / SP). Presidiu a instituição durante o período de 1999 a 2007. Atualmente, preside o Conselho Consultivo, dando suporte e orientação a gestão.

Osvaldo dos Santos Gazola
Conselheiro | Participante Grupo de Captação de Recursos

Voluntário no Instituto Heleninha, Graduado em Física e Engenharia, Pós-Graduado em Administração,MBA´s em Marketing e Gestão Empresarial pela FIA incluindo Especializações em Cambridge e outras Universidades, como também no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.
Profissionalmente atua no segmento de Transporte Vertical há quase 40 anos e atualmente é Diretor Executivo e Membro do Comitê Executivo de Multinacional Suíça.

Luciana Monteiro Portugal Gomes
Conselheira

Voluntária do Instituto Heleninha desde 2005, atuou em diversas áreas da organização, entre elas: Captação de Recursos, Eventos, Conselho Fiscal e Comitê Consultivo. Desde 2014 representou a instituição como Vice-Presidente, seguido da Presidência, gestão 2016 – 2018. Advogada por formação e Especialização em Direito Tributário pela PUC, conta com experiência no direito atuando em diversas empresas. Com amplo conhecimento no Terceiro Setor, atualmente é CEO da Make-a-Wish Brasil e Membro Efetivo da Comissão de Direitos Humanos na OAB/SP.

 

Newton Hirata
Conselheiro

​Voluntário do Instituto Heleninha desde 2012 como membro do Comitê Consultivo. Bacharel em Adminstração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Professor da Academia da Força Aérea (AFA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea (UNIFA-RJ). Pesquisador do PGT – Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP; do NUPRI – Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP e Analista do NEEDS – Núcleo de Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança da UFSCar.

Marcelo amorim
conselheiro

Atualmente, sócio da Invisto – gestora de capital de risco focada em empresas de sementes e estágios, investidor anjo e membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Desde 1995, fundou quatro empresas de tecnologia, que foram adquiridas por corporações dos EUA e fundos de capital de risco. De 1991 a 1994, atuou como gerente regional da Microsoft, onde foi responsável pelas operações da Microsoft na Região Nordeste do Brasil. Sua experiência profissional inclui também cargos em marketing, vendas e tecnologia em empresas como Teletech USA, Itaú, Unisys e Fortec.
Administrador pela Universidade Católica de São Paulo com mestrado na Universidade Estadual de Santa Catarina. Possui especialização post-laurea em Tecnologia da Informação na Itália e certificação do ICD – Institute of Corporate Directors no Canadá.
Atualmente, atua como conselheiro independente da Dígitro Tecnologia S / A, Smarket Solutions e Anjos do Brasil e é co-autor do livro “Empreendedorismo inovador”.

Carlos Rodrigues da Silva
conselheiro

Engenheiro industrial – com ênfase no desenvolvimento de produtos, inovação e eficiência energética para mercados industriais, comerciais e automotivo.

Rubens Nunes
conselheiro

Voluntário do Instituto Heleninha desde 2018 como membro do Comitê Consultivo. Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (Universidade de São Paulo, Campus de Pirassununga). No Comitê Consultivo tem participado da busca contínua pelo aprimoramento da gestão e pela sustentabilidade financeira do Instituto.

Gabriel Brandello
conselheiro

Voluntário no Instituto Heleninha desde 2019. Doutorando em Ciências Aeroespaciais. Mestre em Ciências na área de Ciência Política e Relações Internacionais (UNIFA). Graduação em Administração e Ciências Aeronáuticas (AFA). Piloto de helicóptero e jatos com mais de 3000h de voo. Piloto Inspetor pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Instrutor de voo e Professor na Academia da Força Aérea. Membro do Comitê Consultivo do Instituto Heleninha.

Valter Pieracciani
conselheiro

Foi pioneiro em gestão da inovação no Brasil e é reconhecido como um dos maiores especialistas da atualidade.
Empresário, pesquisador, mentor e investidor de startups, conselheiro, e designer de negócios.
Em 1992 fundou a Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, a primeira e mais especializada consultoria de inovação. Dirigiu mais de 1000 projetos em companhias-líderes como Nestlé, Embraer, Bradesco, Dupont, Ambev, BRF e Avon, dentre outras.
Foi diretor-geral da ABNT à frente da histórica recuperação da entidade. Por mais de 10 anos, serviu os governos Municipal, Estadual e Federal.
Iniciou carreira em 1978 na área de P&D e trabalhou na Itália, Alemanha e Turquia. Escritor, autor dos livros “Caminhos da Inovação”, “Império da Inovação”, “Usina de Inovações” , “A Verdadeira Mágica”, e “Qualidade não é mito e dá certo”.
Engenheiro, administrador, mestre em Administração de Empresas, pós-graduado em Administração Industrial.

Marcelo Cioffi
Conselheiro

Membro do Comitê Executivo e Sócio Líder de Mercado e Clientes na PwC Brasil. Marcelo tem experiência sólida em auditoria e consultoria de grandes e médias empresas multinacionais. Há 10 anos é voluntário do Instituto Heleninha.

Parcerias e Eventos

O Instituto Heleninha conta com voluntários ativos na busca de recursos via parcerias e eventos.

Marcos Edmundo
Voluntário de parcerias e eventos

Voluntário desde o início de 2022, Marcos Edmundo Magno Pinheiro, advogado de Patos de Minas, tem colaborado ativamente para a mobilização de recursos do Instituto Heleninha.
Foi executivo por 35 anos do Banco do Brasil, conheceu nosso trabalho através de uma família atendida e se tornou membro fundamental do time de Parcerias e Eventos

Coordenação e Voluntariado

O Instituto Heleninha conta com cerca de 90 voluntários ativos, na atuação presencial e à distância, nas mais variadas frentes de atuação voluntária. Dos cofundadores, passando pela diretoria até a atividade-fim, a organização conta com a dedicação de tempo e conhecimento de profissionais do mercado que agregam experiência e sensibilidade à causa. Esta rede solidária conta com voluntários coordenadores que colaboram com o andamento dos serviços prestados.

Neide Fontes de Oliveira
Coordenadora do Voluntariado e Bazar Beneficente

Voluntária do Instituto Heleninha desde sua fundação, mas atuante à frente do Bazar desde 2008.

Experiência em voluntariado da APAE e Federação das Bandeirantes do Brasil.

Roberta Cabral
Coordenadora do Bazar Beneficente

Roberta é Psicóloga, com sólida experiência em RH, atuando em todos os subsistemas, com foco em especial em Recrutamento e Seleção. Responsável por criação de banco de dados e estratégia de atração de talentos, bem como em desenvolvimento de programa de estágio.

Atualmente coordena o bazar do Instituto Heleninha. 

.

Gislaine Cristina Pirozzi Dias
Voluntária

Voluntária do Instituto Heleninha desde 2009, atuando no Bazar Beneficente.

Martha Giorgi
Voluntária

Formada em Direito pela UNITAU (Universidade de Taubaté).

Atuando como voluntária desde 2012 dedica-se ao Bazar, eventos, captação e qualquer outra área onde houver necessidade.

Voluntariado - Atendimento

O Instituto Heleninha conta com cerca de 90 voluntários ativos, na atuação presencial e à distância, nas mais variadas frentes de atuação voluntária. Dos cofundadores, passando pela diretoria até a atividade-fim, a organização conta com a dedicação de tempo e conhecimento de profissionais do mercado que agregam experiência e sensibilidade à causa. Esta rede solidária conta com voluntários coordenadores que colaboram com o andamento dos serviços prestados.

JORGE FRANCISCO KUHN DOS SANTOS
Coordenador do Grupo Saudar e Participante do Roda de Conversa

CRM-SP 32955
RQE em Ginecologia: 4603
RQE em Obstetrícia: 4604
Professor Assistente da Disciplina de Obstetrícia Fisiológica e Experimental do Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP) desde 1988.
Voluntário no Instituto Heleninha desde 2019.
Consultório: Casa Moara – São Paulo – SP – www.casamoara.com.br

Myriam Lucia Mazzarella Martins
Coordenadora do Roda de Conversa | Participante do Grupo Saudar

Mestre em Psicologia Clinica pela PUC/Campinas. Conta com vasta experiência na área clínica, atuando na Secretária Municipal da Saúde, no atendimento aos pacientes do SUS e clínica particular. Professora universitária e de especialização nos cursos de Psicologia e Filosofia nas Universidades Mogi das Cruzes, Faculdades de Santo Amaro e Faculdade de Lorena. Iniciou o trabalho voluntário no Grupo de Estudos Saudar e hoje responde também pela coordenação do programa “Roda de Conversa”, que tem por objetivo apoiar o processo de tratamento oncológico dos pais em atendimento pela Associação.

Vera Lúcia C. Batista
Coordenadora do Núcleo Marcela Costa Baptista de Apoio a Pais Enlutados

A primeira voluntária, iniciou suas atividades no transporte de crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Desde 2003, coordena o Núcleo de Apoio a Pais Enlutados, que leva o nome de sua filha.

É também voluntária do GRAACC nas áreas de Pronto Atendimento e Bazar Beneficente.

Renata Datri
Coordenadora do Núcleo Marcela Costa Baptista de Apoio a Pais Enlutados

Iniciou no Núcleo de Apoio a Pais Enlutados em agosto de 2005 como voluntária, sendo alçada posteriormente como coordenadora. Formada em Psicologia pela Faculdade Paulistana e Especialização em Laboratório de Luto pela PUC/SP, bem como Pós-graduação em Psicanálise Psicossomática no Instituto Sedes Sapiens Psicóloga clinica (CRP-06/49955-2) desde sua formação. Foi voluntária no Hospital do GRAACC por 8 anos.

Rosinha Scalabrini
Coordenadora do Núcleo Marcela Costa Baptista de Apoio a Pais Enlutados

Iniciou as atividades voluntárias no Instituto Heleninha em 2010 no Bazar Beneficente, apoiando também o Grupo de Estudos Saudar e hoje coordena o Núcleo de Apoio a Pais Enlutados. Formada em Letras e Pedagogia, é Pós-graduada em Supervisão e Currículo pela PUC/SP. Por 37 anos lecionou na Prefeitura da Cidade de São Paulo e na Faculdade Nove de Julho, em pedagogia.

Colaboradores - Administrativo

A constituição do Instituto Heleninha é predominantemente formada por voluntários. Conta também com 20 profissionais contratados que realizam as atividades administrativas e de atendimento direto às famílias. Desses, cerca de 60% são responsáveis pelo serviços de atendimento e atividade-fim.  A instituição tem um cuidado na seleção de profissionais preparados e engajados com a causa da criança com câncer, buscando o alinhamento a atuação institucional.