Receba as novidades do Instituto Heleninha no seu e-mail.
Cofundadores
A instituição nasceu da dor pessoal e familiar dos pais da pequena Helena, menina que dá nome à Associação. Professores renomados nas áreas da Educação e Administração, viram na necessidade social a oportunidade de transformar a dor da perda em solidariedade em beneficio à sociedade. Durante 15 anos, além da criação, presidiram a instituição nas atividades de gestão e atendimento às famílias. Hoje são conselheiros e porta-vozes do Instituto Heleninha, mantendo a identidade e os princípios institucionais da causa que tanto agrega as famílias que mais precisam.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2019/08/im-org-tatiana-150x150.jpg)
Tatiana Piccardi
COFUNDADORA | CONSELHEIRA | PARTICIPANTE DO GRUPO DE ESTUDOS SAUDAR E DO RODA DE CONVERSA
Voluntária do Instituto Heleninha desde sua fundação. Mãe da pequena Helena é Doutora em Letras pela USP, é professora do IFSP – Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Além de ser a porta-voz da instituição, participa do Grupo de Estudos Saudar, atividades de pesquisa da instituição.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2019/08/im-org-luizmauricio.jpg)
Luiz Maurício de Andrade da Silva
Cofundador | Presidente do Comitê Consultivo
Voluntário, pai da Helena e idealizador do projeto da instituição em transporte e assistência social a crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Doutor em Administração pela USP. É professor aposentado pela Academia da Força Aérea (AFA, Pirassununga / SP). Presidiu a instituição durante o período de 1999 a 2007. Atualmente, preside o Conselho Consultivo, dando suporte e orientação à gestão.
Diretoria
A Diretoria do Instituto Heleninha é composta pelos cargos de Presidência, Vice-presidência, Tesouraria e Secretaria. Todos os cargos são integralmente formados por voluntários, profissionais especializados no mercado, com grande expertise e experiência, que doam seu tempo e conhecimento a fim de profissionalizar as atividades da Associação e possibilitar que os resultados sejam ainda mais eficazes. Desde 2016, a diretoria é totalmente independente do vínculo familiar dos cofundadores, a fim de profissionalizar as ações de assistência social, interconectadas com os mais modernos e confiáveis processos do mercado. Os mandatos possuem vigência de 3 anos, podendo ser prorrogados. O processo de constituição da diretoria ocorre no final de cada mandato, com eleição dos associados.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2022/11/im-fernanda-150x150.jpg)
Fernanda Murad
Presidente Voluntária
Sólida carreira no setor do Entretenimento, há 22 anos trabalhando com grandes projetos no Brasil e América do Sul. Atual diretora comercial da B2L. Formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Comunicação, Mercados e Tecnologia da Informação, com master em Marketing na França e especialização em Terceiro Setor. Voluntária em causas sociais desde os 17 anos.
.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2019/08/im-fiscal-curiati-150x150.jpg)
Carlos Augusto Curiati Bueno
Vice-presidente voluntário
Voluntário do Instituto Heleninha desde 2010, sendo parte da equipe de gestão e direção da instituição. Engenheiro Civil, é diretor da Claritas Gerenciadora e da Quattri Engenharia , empresas que apoiam na divulgação para novos doadores e nos serviços de manutenção dos espaços físicos do Instituto.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2023/06/WhatsApp-Image-2023-06-27-at-08.49.07-e1687892546131.jpeg)
Aurélio Reis Duarte de Araújo
Tesoureiro Voluntário
Engenheiro Mecânico pela Mauá , atuou nos últimos 22 anos como sócio proprietário da Inova Sinalização , através da qual conheceu o Heleninha , passando a executar a adesivagem dos veículos utilizados no transporte dos atendidos .
Iniciou trabalho voluntário em 2019 participando do Grupo Parcerias , tendo realizado o transporte de atendidos durante um período.
Também integra o Comitê Consultivo do Heleninha.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2019/08/im-dir-hernani-150x150.jpg)
José Hernani Arrym Filho
Secretário
Voluntário do Instituto Heleninha desde 2001, responde pela Diretoria da Associação em conjunto com a presidência, vice-presidência e diretoria, sendo assim representante em sua segunda gestão. Pós-graduado em Engenharia de Produção pela POLI-USP, pós-graduado e bacharel em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, atualmente é Sócio-diretor da Pieracciani – Desenvolvimento de Empresas; Diretor do CLAEQ – Centro Latino Americano para Inovação, Excelência e Qualidade, empresas que patrocinam a Instituto Heleninha no atendimento as crianças com câncer. Além de ser Vice-presidente da Associação dos Ex-alunos da FGV.
Conselho Fiscal
Assim como a diretoria e cofundadores, o Conselho Fiscal do Instituto Heleninha é composto integralmente por voluntários de áreas multidisciplinares, profissionais do mercado com grande experiência em gestão de empresas e que dispõe de tempo e conhecimento em benefício aos resultados estratégicos e transparentes da organização.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2020/10/WhatsApp-Image-2020-10-14-at-13.11.20.jpeg)
Henrique Premoli
Presidente do Conselho
Voluntário do Instituto Heleninha desde 2018. Contador e economista, sócio-fundador da Ecovis Pemom Auditoria e Consultoria, possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de auditoria, impostos, trabalhista, previdenciária e governança corporativa.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2020/10/image003.jpg)
Luiz Novaes Cabral
Conselheiro
Bacharel em Ciências Contábeis e em Economia, com cursos de aperfeiçoamento em áreas afins na USP e Fundação Dom Cabral, formou sua carreira profissional em empresa internacional de auditoria atuando por 12 anos sendo responsável por clientes de grande porte nas atividades de indústria e serviços. Posteriormente atuou como executivo da área de controladoria na indústria de suco de laranja e em private equity. Sócio da Take Control desde 2002. Membro do CRC, IBRACON e ANEFAC.
Atuação em trabalhos de due diligence e relacionados, administração de riscos e avaliação e/ou auxílio na implementação de controles relacionados com as áreas tributária e contábil (Compliance). Instrutor em treinamentos in company relacionados com incentivos fiscais de pesquisa e desenvolvimento. Elaboração e implementação de estratégia para execução de trabalhos em apoio à auditoria, fiscalização e solicitações específicas de acionistas e de instituições financeiras.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2023/06/WhatsApp-Image-2023-06-27-at-08.47.21.jpeg)
José Antônio Prudente
Conselheiro
Graduado em Administração de Empresas e MBA em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Voluntário no Instituto Heleninha, atua na área de recursos Humanos há 30 anos em cargos gerenciais e há 18 anos como consultor desenvolvendo negóciose coordenando trabalhos na área de RH. Palestrante em diversos congressos, seminários, encontros empresariais e professor de cursos para RH. Professor convidado da Fundação Vanzolini
Comitê Consultivo
Formado por voluntários de diversas áreas do conhecimento e com experiência de mercado, o Comitê Consultivo é presidido pelo cofundador do Instituto Heleninha e com a participação ativa da cofundadora com o objetivo de contribuir com o planejamento estratégico da organização.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2019/08/im-org-luizmauricio-150x150.jpg)
Luiz Maurício de Andrade da Silva
Cofundador | Presidente do Comitê Consultivo
Voluntário, pai da Helena e idealizador do projeto da instituição em transporte e assistência social às crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Doutor em Administração pela USP. É professor aposentado pela Academia da Força Aérea (AFA, Pirassununga / SP). Presidiu a instituição durante o período de 1999 a 2007. Atualmente, preside o Conselho Consultivo, dando suporte e orientação a gestão.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2023/06/WhatsApp-Image-2023-06-27-at-08.47.41-e1687892478119.jpeg)
Osvaldo dos Santos Gazola
Conselheiro | Participante Grupo de Captação de Recursos
Voluntário no Instituto Heleninha, Graduado em Física e Engenharia, Pós-Graduado em Administração,MBA´s em Marketing e Gestão Empresarial pela FIA incluindo Especializações em Cambridge e outras Universidades, como também no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.
Profissionalmente atua no segmento de Transporte Vertical há quase 40 anos e atualmente é Diretor Executivo e Membro do Comitê Executivo de Multinacional Suíça.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2019/08/im-consu-luciana-150x150.jpg)
Luciana Monteiro Portugal Gomes
Conselheira
Voluntária do Instituto Heleninha desde 2005, atuou em diversas áreas da organização, entre elas: Captação de Recursos, Eventos, Conselho Fiscal e Comitê Consultivo. Desde 2014 representou a instituição como Vice-Presidente, seguido da Presidência, gestão 2016 – 2018. Advogada por formação e Especialização em Direito Tributário pela PUC, conta com experiência no direito atuando em diversas empresas. Com amplo conhecimento no Terceiro Setor, atualmente é CEO da Make-a-Wish Brasil e Membro Efetivo da Comissão de Direitos Humanos na OAB/SP.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2019/08/im-consu-newton-150x150.jpg)
Newton Hirata
Conselheiro
Voluntário do Instituto Heleninha desde 2012 como membro do Comitê Consultivo. Bacharel em Adminstração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Professor da Academia da Força Aérea (AFA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea (UNIFA-RJ). Pesquisador do PGT – Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP; do NUPRI – Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP e Analista do NEEDS – Núcleo de Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança da UFSCar.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2020/09/Untitled-1.png)
Marcelo amorim
conselheiro
Atualmente, sócio da Invisto – gestora de capital de risco focada em empresas de sementes e estágios, investidor anjo e membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Desde 1995, fundou quatro empresas de tecnologia, que foram adquiridas por corporações dos EUA e fundos de capital de risco. De 1991 a 1994, atuou como gerente regional da Microsoft, onde foi responsável pelas operações da Microsoft na Região Nordeste do Brasil. Sua experiência profissional inclui também cargos em marketing, vendas e tecnologia em empresas como Teletech USA, Itaú, Unisys e Fortec.
Administrador pela Universidade Católica de São Paulo com mestrado na Universidade Estadual de Santa Catarina. Possui especialização post-laurea em Tecnologia da Informação na Itália e certificação do ICD – Institute of Corporate Directors no Canadá.
Atualmente, atua como conselheiro independente da Dígitro Tecnologia S / A, Smarket Solutions e Anjos do Brasil e é co-autor do livro “Empreendedorismo inovador”.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2020/09/Untitled-3.png)
Carlos Rodrigues da Silva
conselheiro
Engenheiro industrial – com ênfase no desenvolvimento de produtos, inovação e eficiência energética para mercados industriais, comerciais e automotivo.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2023/08/WhatsApp-Image-2023-08-11-at-10.12.48.jpeg)
Rubens Nunes
conselheiro
Voluntário do Instituto Heleninha desde 2018 como membro do Comitê Consultivo. Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (Universidade de São Paulo, Campus de Pirassununga). No Comitê Consultivo tem participado da busca contínua pelo aprimoramento da gestão e pela sustentabilidade financeira do Instituto.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2023/08/WhatsApp-Image-2023-08-16-at-19.17.26.jpeg)
Gabriel Brandello
conselheiro
Voluntário no Instituto Heleninha desde 2019. Doutorando em Ciências Aeroespaciais. Mestre em Ciências na área de Ciência Política e Relações Internacionais (UNIFA). Graduação em Administração e Ciências Aeronáuticas (AFA). Piloto de helicóptero e jatos com mais de 3000h de voo. Piloto Inspetor pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Instrutor de voo e Professor na Academia da Força Aérea. Membro do Comitê Consultivo do Instituto Heleninha.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2023/08/WhatsApp-Image-2023-08-11-at-22.04.23.jpeg)
Valter Pieracciani
conselheiro
Foi pioneiro em gestão da inovação no Brasil e é reconhecido como um dos maiores especialistas da atualidade.
Empresário, pesquisador, mentor e investidor de startups, conselheiro, e designer de negócios.
Em 1992 fundou a Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, a primeira e mais especializada consultoria de inovação. Dirigiu mais de 1000 projetos em companhias-líderes como Nestlé, Embraer, Bradesco, Dupont, Ambev, BRF e Avon, dentre outras.
Foi diretor-geral da ABNT à frente da histórica recuperação da entidade. Por mais de 10 anos, serviu os governos Municipal, Estadual e Federal.
Iniciou carreira em 1978 na área de P&D e trabalhou na Itália, Alemanha e Turquia. Escritor, autor dos livros “Caminhos da Inovação”, “Império da Inovação”, “Usina de Inovações” , “A Verdadeira Mágica”, e “Qualidade não é mito e dá certo”.
Engenheiro, administrador, mestre em Administração de Empresas, pós-graduado em Administração Industrial.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2022/04/WhatsApp-Image-2022-04-13-at-1.00.47-PM-1-150x150.jpeg)
Marcelo Cioffi
Conselheiro
Membro do Comitê Executivo e Sócio Líder de Mercado e Clientes na PwC Brasil. Marcelo tem experiência sólida em auditoria e consultoria de grandes e médias empresas multinacionais. Há 10 anos é voluntário do Instituto Heleninha.
Parcerias e Eventos
O Instituto Heleninha conta com voluntários ativos na busca de recursos via parcerias e eventos.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2023/08/WhatsApp-Image-2023-08-14-at-15.34.29-150x150.jpeg)
Marcos Edmundo
Voluntário de parcerias e eventos
Voluntário desde o início de 2022, Marcos Edmundo Magno Pinheiro, advogado de Patos de Minas, tem colaborado ativamente para a mobilização de recursos do Instituto Heleninha.
Foi executivo por 35 anos do Banco do Brasil, conheceu nosso trabalho através de uma família atendida e se tornou membro fundamental do time de Parcerias e Eventos
Coordenação e Voluntariado
O Instituto Heleninha conta com cerca de 90 voluntários ativos, na atuação presencial e à distância, nas mais variadas frentes de atuação voluntária. Dos cofundadores, passando pela diretoria até a atividade-fim, a organização conta com a dedicação de tempo e conhecimento de profissionais do mercado que agregam experiência e sensibilidade à causa. Esta rede solidária conta com voluntários coordenadores que colaboram com o andamento dos serviços prestados.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2019/08/im-mob-neide-150x150.jpg)
Neide Fontes de Oliveira
Coordenadora do Voluntariado e Bazar Beneficente
Voluntária do Instituto Heleninha desde sua fundação, mas atuante à frente do Bazar desde 2008.
Experiência em voluntariado da APAE e Federação das Bandeirantes do Brasil.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2019/08/im-mob-robertacabral-150x150.jpg)
Roberta Cabral
Coordenadora do Bazar Beneficente
Roberta é Psicóloga, com sólida experiência em RH, atuando em todos os subsistemas, com foco em especial em Recrutamento e Seleção. Responsável por criação de banco de dados e estratégia de atração de talentos, bem como em desenvolvimento de programa de estágio.
Atualmente coordena o bazar do Instituto Heleninha.
.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2019/10/foto-gislaine-150x150.jpg)
Gislaine Cristina Pirozzi Dias
Voluntária
Voluntária do Instituto Heleninha desde 2009, atuando no Bazar Beneficente.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2019/08/im-mob-recursos-150x150.jpg)
Martha Giorgi
Voluntária
Formada em Direito pela UNITAU (Universidade de Taubaté).
Atuando como voluntária desde 2012 dedica-se ao Bazar, eventos, captação e qualquer outra área onde houver necessidade.
Voluntariado - Atendimento
O Instituto Heleninha conta com cerca de 90 voluntários ativos, na atuação presencial e à distância, nas mais variadas frentes de atuação voluntária. Dos cofundadores, passando pela diretoria até a atividade-fim, a organização conta com a dedicação de tempo e conhecimento de profissionais do mercado que agregam experiência e sensibilidade à causa. Esta rede solidária conta com voluntários coordenadores que colaboram com o andamento dos serviços prestados.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2022/11/im-jorge-150x150.jpg)
JORGE FRANCISCO KUHN DOS SANTOS
Coordenador do Grupo Saudar e Participante do Roda de Conversa
CRM-SP 32955
RQE em Ginecologia: 4603
RQE em Obstetrícia: 4604
Professor Assistente da Disciplina de Obstetrícia Fisiológica e Experimental do Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP) desde 1988.
Voluntário no Instituto Heleninha desde 2019.
Consultório: Casa Moara – São Paulo – SP – www.casamoara.com.br
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2019/08/im-ate-myrian-150x150.jpg)
Myriam Lucia Mazzarella Martins
Coordenadora do Roda de Conversa | Participante do Grupo Saudar
Mestre em Psicologia Clinica pela PUC/Campinas. Conta com vasta experiência na área clínica, atuando na Secretária Municipal da Saúde, no atendimento aos pacientes do SUS e clínica particular. Professora universitária e de especialização nos cursos de Psicologia e Filosofia nas Universidades Mogi das Cruzes, Faculdades de Santo Amaro e Faculdade de Lorena. Iniciou o trabalho voluntário no Grupo de Estudos Saudar e hoje responde também pela coordenação do programa “Roda de Conversa”, que tem por objetivo apoiar o processo de tratamento oncológico dos pais em atendimento pela Associação.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2019/08/im-consu-veralucia-150x150.jpg)
Vera Lúcia C. Batista
Coordenadora do Núcleo Marcela Costa Baptista de Apoio a Pais Enlutados
A primeira voluntária, iniciou suas atividades no transporte de crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Desde 2003, coordena o Núcleo de Apoio a Pais Enlutados, que leva o nome de sua filha.
É também voluntária do GRAACC nas áreas de Pronto Atendimento e Bazar Beneficente.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2019/08/im-ate-renata-150x150.jpg)
Renata Datri
Coordenadora do Núcleo Marcela Costa Baptista de Apoio a Pais Enlutados
Iniciou no Núcleo de Apoio a Pais Enlutados em agosto de 2005 como voluntária, sendo alçada posteriormente como coordenadora. Formada em Psicologia pela Faculdade Paulistana e Especialização em Laboratório de Luto pela PUC/SP, bem como Pós-graduação em Psicanálise Psicossomática no Instituto Sedes Sapiens Psicóloga clinica (CRP-06/49955-2) desde sua formação. Foi voluntária no Hospital do GRAACC por 8 anos.
![](https://institutoheleninha.org.br/wp-content/uploads/2019/08/im-ate-rosinha-150x150.jpg)
Rosinha Scalabrini
Coordenadora do Núcleo Marcela Costa Baptista de Apoio a Pais Enlutados
Iniciou as atividades voluntárias no Instituto Heleninha em 2010 no Bazar Beneficente, apoiando também o Grupo de Estudos Saudar e hoje coordena o Núcleo de Apoio a Pais Enlutados. Formada em Letras e Pedagogia, é Pós-graduada em Supervisão e Currículo pela PUC/SP. Por 37 anos lecionou na Prefeitura da Cidade de São Paulo e na Faculdade Nove de Julho, em pedagogia.
Colaboradores - Administrativo
A constituição do Instituto Heleninha é predominantemente formada por voluntários. Conta também com 20 profissionais contratados que realizam as atividades administrativas e de atendimento direto às famílias. Desses, cerca de 60% são responsáveis pelo serviços de atendimento e atividade-fim. A instituição tem um cuidado na seleção de profissionais preparados e engajados com a causa da criança com câncer, buscando o alinhamento a atuação institucional.