Apoio Sociofamiliar

Além do serviço de transporte, o Instituto Heleninha desenvolve outras atividades complementares  de assistência social e apoio a crianças e adolescentes com câncer, beneficiando também familiares, na figura do cuidador, pais e irmãos.

Ações que contribuem significativamente nos resultados do tratamento oncológico, apoiando, orientando, aproximando e celebrando a vida, a amizade e a fraternidade. O que resulta na aceitação e na regularidade do tratamento oncológico – fatores essenciais na busca pela cura.

Educação em Movimento

O Programa “Educação em Movimento” surgiu em 2011 para humanizar ainda mais o atendimento oferecido pelo Instituto Heleninha. É realizado através de uma agente social que faz o trajeto casa-hospital-casa junto com o paciente e seu acompanhante. Ao longo do percurso, a profissional especializada desenvolve atividades que variam de acordo com a demanda de cada família no momento do transporte, a partir da observação e do conhecimento particular de cada caso. Atividades como escuta diferenciada tanto da criança quanto do acompanhante, orientação às famílias, desenvolvimento pedagógico, promoção da cidadania e estímulo à participação ativa na sociedade. Ações socioeducativas que oferecem informação, conforto e acolhimento, ajudando a criar condições mais favoráveis ao tratamento. 

Programas de Lazer e Cultura

O programa oferece passeios externos com atividades culturais e de entretenimento aos atendidos e seus familiares durante o ano, com o objetivo de integração dos jovens com sua família e sociedade.

Núcleo de Apoio a Pais Enlutados

O Núcleo Marcela Costa Baptista de Apoio a Pais Enlutados nasceu diante da constatação de que era fundamental apoiar o luto de mães e pais dos jovens atendidos pelo Instituto Heleninha que infelizmente faleceram.  

Após a perda de um filho, os pais enlutados precisam de toda a ajuda emocional para que, pouco a pouco, encontrem e estabeleçam um novo equilíbrio em suas vidas.

O Núcleo Marcela Costa Baptista de Apoio a Pais Enlutados existe para ajudar nesse período tão difícil, proporcionando alívio e conforto e promovendo esperança para a reconstrução do sentido da vida.

 Grupo de Estudo Saudar

O Grupo de Estudos Saudar nasceu em 2013 e é uma área de atuação do Instituto Heleninha especificamente voltada à pesquisa e ao desenvolvimento de saberes que cooperem para que o Instituto Heleninha realize sua missão junto ao seu público de modo cada vez mais consistente.  As ações do Grupo Saudar visam, por um lado, a organizar/sistematizar o conhecimento acumulado em mais de 15 anos de atuação e, por outro, a desenvolver novos saberes que ajudem a embasar e ampliar teórica e metodologicamente os serviços prestados pelo Instituto Heleninha, a saber: transporte especializado durante o tratamento para crianças e adolescentes com câncer (público alvo central da Associação); Programa Educação em Movimento; e Núcleo Marcela Costa Baptista de Apoio a Pais Enlutados.

Roda de Conversa

Durante o tratamento de um filho com câncer, inúmeras dúvidas, angústias e apreensões afligem os pais. Da mesma forma, afligem os pais as muitas mudanças que devem ocorrer no dia a dia a fim de proporcionar à criança ou ao adolescente a melhor rotina possível, assim como aos demais membros da família. Organizar os sentimentos e a rotina diária de modo produtivo é um desafio que não pode ser enfrentado sozinho. Os pais e/ou cuidadores precisam de todo o apoio para lidarem com esse período tão difícil.
O “Roda de Conversa” foi criado em 2018 para ajudar nessa fase, proporcionando conforto, troca de ideias e sentimentos, e promovendo amizades, otimismo e esperança para a construção conjunta da qualidade de vida da criança ou adolescente em tratamento e de demais membros da família.

O “Roda de Conversa” nasceu da percepção de que pais, mães e cuidadores não possuem espaço de expressão adequado para a troca de ideias e sentimentos. Durante os trajetos nos carros do Instituto Heleninha ou mesmo nos próprios hospitais, pais, mães e cuidadores estão sempre acompanhando suas crianças, o que inviabiliza o falar à vontade, sem receios ou restrições. No contexto social, nem sempre a conversa com familiares e amigos é produtiva, pois é comum estarem igualmente doídos e confusos diante da situação e não saberem o que aconselhar. No “Roda de Conversa”, pais, mães e cuidadores falam com pessoas que vivem as mesmas dificuldades, podendo, juntos, encontrar soluções.

Os objetivos do “Roda de Conversa” podem ser assim resumidos:

Proporcionar aos pais, mães e cuidadores o sentimento de que não estão sozinhos na difícil fase de tratamento do câncer de seus filhos.

Proporcionar a oportunidade para que pais, mães e cuidadores conversem com pessoas que vivem a mesma situação, promovendo o entendimento e a solução de questões difíceis com base na experiência compartilhada.

Oferecer momentos de alegria, descoberta, otimismo e esperança por meio da troca de ideias, sentimentos e informações úteis.

Os encontros do grupo são mensais, de modo virtual ou na sede do Instituto Heleninha, em geral no primeiro sábado de cada mês, com até duas horas de duração (das 10 às 12h). O trabalho é conduzido por voluntários e colaboradores experientes, um deles psicólogo de formação.
O “Roda de Conversa” atende pais, mães e cuidadores de crianças e jovens beneficiados pelos serviços do Instituto Heleninha, mas é aberto a qualquer pessoa que esteja vivendo a experiência de cuidar de uma criança ou adolescente com câncer e precisa de apoio.
Mais informações, pelo telefone (11) 5535-2726.